A Defesa Civil de Além Paraíba emitiu uma nota oficial, no início desta noite, 14 de janeiro, informando que, em virtude das chuvas intensas que caíram em algumas cidades do Vale do Paraíba, será preciso que usinas hidrelétricas façam manobras  abrindo suas comportas. Por esse motivo, a vazão do Rio Paraiba do Sul deve aumentar, podendo chegar a 1500m³/s. Moradores ribeirinhos de Além Paraíba devem ficar em alerta, porém não há risco de transbordamento do rio Paraíba neste município. Para que isso ocorra, a vazão tem que ser de mais de 1.900m³/s.


Segue a nota da Defesa Civil de Além Paraíba:

NOTA - 14/01/2021 às 18h50min.

Em virtude de diversas publicações ocorridas pelas cidades de Três Rios, Resende e Barra Mansa, todas no Estado do Rio de Janeiro, esclarecemos:

1. As fortes chuvas tem ocasionado a cheia dos reservatórios das Usinas Hidroelétricas acima de nossa Cidade. Por este motivo, algumas usinas abriram suas comportas/vertedouros e estão vertendo volumes maiores de água.

2. A vazão pico, ou seja, o maior volume já atingido passou por duas cidades: Resende/RJ e Barra Mansa/RJ, onde o rio Paraíba do Sul já começou a abaixar o nível. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Três Rios/RJ, está vazão deve começar a chegar naquela cidade por volta desta madrugada.

3. Importante ressaltar que são cidades onde o nível é diferente e as construções também não são iguais as de Além Paraíba. Estima-se que esse volume chegue em Além Paraíba amanhã (15) na parte da tarde. Acreditamos que caso haja aumento da vazão do rio Paraíba do Sul em Além Paraíba é provável que atinja por volta dos 1.500m³/s, não havendo chuvas significativas.

4. Salientamos que este volume está sendo monitorado desde ontem pela Defesa Civil de Além Paraíba, na qual temos mantido constante contato com os colabores de FURNAS e Light. Seguiremos monitorando, por hora, o Estado é de ATENÇÃO.

(Defesa Civil de Além Paraíba)

Comment

Quinta, 14 Janeiro 2021 18:22

Coluna Sindijori

Executivo abre a agenda

Depois de uma semana de agenda intensa com o secretariado para definir as primeiras prioridades do novo governo, o prefeito Robson Magela iniciou o seu projeto de um dia exclusivo para atendimento à comunidade de Araxá para ouvir demandas referentes aos serviços públicos. “A retirada do tapete vermelho da escadaria da prefeitura foi justamente para isso, mostrar para a população que nosso governo é aberto, é para o povo. Hoje iniciamos o nosso projeto de um dia da semana exclusivo para atender o povo de Araxá. Agora será assim toda semana”, destacou Robson. (Correio de Araxá)


 

Norte na expectativa de fechamento

O Norte de Minas está na expectativa do relatório do Governo sobre a quantidade de agências do Banco do Brasil que deverão ser fechadas no novo pacote anunciado na segunda-feira, 11. A coordenadora regional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Rose Durães explica que ainda não foi divulgado o número. Em novembro de 2016, o Banco do Brasil fechou a agência da rua Camilo Prates em Montes Claros e transformou a agência de São Romão e a da avenida Donato Quintino em Montes Claros em posto de atendimento. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)


 

Delegacia retoma agendamento

O delegado de Trânsito da 1ª Delegacia Regional de Teófilo Otoni, dr. Augusto Drumond informa que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Trânsito vai retomar o agendamento on-line para o atendimento nos setores de vistoria, documentação de veículo e carteira nacional de habilitação a partir desta quinta-feira, 14. Para fazer o agendamento, basta acessar o sítio eletrônico do Detran (www.detran.mg.gov.br) e clicar na aba “Agendamento on-line”, em “Acesso rápido”; em seguida, na próxima página, na aba “Agendamento on-line para atendimento presencial nas circunscrições regionais de trânsito”. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni)


 

Projeto para construção de torres

Foi assinada a primeira ordem de serviço da gestão do prefeito de Mariana em exercício Juliano Duarte, junto ao secretário de Administração, Jozimar Cota. A ordem firmada prevê a construção de torres de telefonia móvel que serão implementadas em 10 localidades do município, iniciando pelos distritos de Águas Claras, Barro Branco e Barroca, respectivamente, e, assim que essas forem finalizadas, o município dará continuidade também na construção de torres para as comunidades de Campinas, Pedras, Paraíso, Goiabeiras, Vargem, Serra do Carmo e Mainart. O prefeito afirmou que esta é uma demanda prioritária de seu governo e que acompanhará de perto todo o andamento do trabalho. (Portal da Cidade- Mariana)


 

Fabriciano formaliza compra

A administração de Coronel Fabriciano informa que formalizou nesta quarta-feira, 13, a intenção de compra de 96 mil doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As doses são suficientes para imunizar aproximadamente 43 mil pessoas, total estimado dos grupos mais vulneráveis à infecção e quadros graves da doença, já considerando a aplicação da 1º e 2º segunda dose, detalha o governo. (Diário do Aço- Ipatinga)


 

Bares não são os vilões

Aumento de casos de Covid-19 se deve a outros fatores, e não ao funcionamento de bares e restaurantes, conforme avalia o presidente do Sinhores (Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba), Fred Masson. “Não somos os vilões”, afirmou. Segundo ele, os estabelecimentos estão funcionando regularmente, ainda com medidas restritivas, desde agosto, e em dezembro não houve nenhuma flexibilização, ao contrário de outros segmentos, como o comércio, por exemplo. (Jornal da Manhã – Uberaba)


 

Polícia Civil realiza leilão de veículos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Arcos, região Centro-Oeste do estado, realizará, no próximo dia 30 de janeiro, leilão de veículos apreendidos. Serão disponibilizados cerca de 120 lotes, entre motocicletas e automóveis, classificados como conservados ou sucatas. Promovido por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o evento é destinado a pessoas físicas e jurídicas, conforme preconiza o artigo de 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). (Jornal Correio Centro-Oeste- Arcos)

Comment

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal, de quarta-feira, 13 de janeiro, o município de Além Paraíba registrou 22 pessoas internadas no Hospital São Salvador, sendo 8 pessoas confirmadas de covid19 e 14 com a suspeita da doença.

Um outro registro que chama a atenção no Boletim nº 285 da Secretaria Municipal de Saúde é que existem 27 pessoas com a doença ativa em Além Paraíba.

Os números atualizados do novo coronavírus em Além Paraíba, em todo o período da pandemia,  segundo o B.E. nº 285 chegam a 4.849 pessoas suspeitas de coronavirus, sendo 3.207 investigações concluídas, 503 pessoas ainda em fase de investigação da doença e 1.139 pessoas confirmadas através de testes laboratoriais  como tendo contraído Covid. Dessas 1139 pessoas confirmadas, 1080 estão recuperadas;  27 pessoas estão com a Covid ativa no momento; e 31 óbitos foram registrados em decorrência da Covid-19. O Boletim nº285 ainda registra 2 óbitos que estão em investigação.



O trigésimo óbito foi o de Juliana Marques, de 35 anos, moradora do Morro da Conceição. Juliana faleceu por volta das 18 horas de segunda-feira, 11 de janeiro, em um Hospital de Juiz de Fora.

Juliana estava grávida de gêmeos, um bebê faleceu durante o parto. Ela foi transferida de Além Paraíba para Juiz de Fora, onde faleceu com o diagnóstico de Covid.

 


O município de Além Paraíba registrou mais uma morte por Covid-19, nesta quarta-feira, 13 de janeiro,  chegando ao 31º óbito.

A vítima desta vez  foi a professora e empresária Isabel Souza  Dutra, de 60 anos, moradora  do Terreirão, na Vila Laroca. Isabel era professora aposentada e atualmente estava à frente do curso Microlins, em Além Paraíba.

Ela era casada com Júlio Dutra Silva.

Ela deixa três filhas: a psicóloga Juliana Dutra, Aline e Larissa; além de duas netinhas.

 

Esse grande crescimento dos casos suspeitos de coronavírus em Além Paraíba é muito assustador.  Algumas pessoas continuam circulando pelas ruas sem máscara.

Em grupos de whatsapp, normalmente em finais de semana,  circulam fotos e vídeos de pessoas fazendo festas em sítios ou até mesmo em suas residências sem respeitar as instruções das autoridades de saúde, que pedem o distanciamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Segundo o site da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, a Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis (que voltou ao cargo com a reeleição de seu irmão, o prefeito Miguelzinho) vai se reunir nos próximos dias com proprietários de bares, restaurantes e similares para tratativas a respeito das precauções quanto à Covid-19.

A fiscalização Sanitária vai realizar ações para paralisar eventos, festas e aglomerações proibidas em razão da pandemia.

Em nota, a PMAP informou, que a Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis de Souza, vai se reunir na sexta feira, 15 de janeiro, com os proprietários de bares, restaurantes e similares.

A reunião será às 08 horas no Clube do Cavalo. A Secretária pretende apresentar aos proprietários dos estabelecimentos as normas sanitárias vigentes, no sentido de coibir a transmissão do novo Coronavírus.

Segundo a Secretária, é preciso o engajamento de todos para que os números de infectados comecem efetivamente a diminuir. A Secretária também informou que funcionários da Secretaria estarão fiscalizando qualquer tipo de aglomerações, festas ou encontros com mais de dez pessoas e acionando as normas legais para paralisar tais eventos.

Comment

Na manhã deste dia 13 de janeiro,  foi noticiado, através da página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Estrela Dalva, o falecimento do ex-prefeito daquele município,  Hasenclever Peres Valadão. 

Hasenclever faria 75 anos no sábado, 16 de janeiro. Ele administrou o município de Estrela Dalva por 4 mandatos, totalizando 18 anos.

O ex-prefeito faleceu em decorrência do novo coronavirus.

A Prefeitura Municipal de Estrela Dalva, através do atual prefeito municipal, Diego Coutinho da Costa, emitiu a seguinte nota de pesar, nesta manhã:

“A Prefeitura Municipal de Estrela Dalva, através do Prefeito Municipal, Diego Coutinho da Costa, vem manifestar profundo pesar pelo falecimento, na noite passada, do ex-vereador e ex-prefeito por quatro mandatos, Hasenclever Peres Valadão, o Clevinho.

Nascido em 14/01/1946 nesta cidade e filho do Sr. Hasenclever  Valladão e D. Olinda Peres Valladão, Clevinho estudou na Escola Municipal “José Bittencourt de Souza”, vindo a se formar em técnico de contabilidade pelo colégio Além Paraíba (CAP), onde lá iniciou sua profissão de contador. Hasenclever foi Professor do CNEC e aos 28 anos iniciou sua carreira política tendo sido eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.

Em 1983 foi eleito Prefeito pela primeira vez.

Em 1993 assume seu segundo mandato como Prefeito.

Em 2005 assume a Prefeitura pela terceira vez.

E em 2008 foi reeleito para seu quarto mandado, tendo sido prefeito pela última vez de 2009 a 2012.

Clevinho administrou a cidade de Estrela Dalva por 4 vezes, totalizando 16 anos de mandato, deixando um legado indiscutível e que merece ser reconhecido por todo estelalbense.

Em nome da Prefeitura, o Prefeito Diego externa os mais sinceros sentimentos de pesar a todos amigos e principalmente aos familiares. A Prefeitura de Estrela Dalva, Minas Gerais, nesta data, decreta Luto Oficial”.

Diego Coutinho da Costa
Prefeito Municipal de Estrela de Dalva

Comment

As agências bancárias do Itaú, de Além Paraíba,  e do Sicoob Credimata, do município mineiro de Santo Antônio do Aventureiro precisaram fechar suas portas temporariamente por conta de casos suspeitos (até aquele momento) de coronavírus entre funcionários.

A agência do Banco Itaú (que passou a ser única em Além Paraíba desde o final de 2020, quando o banco encerrou o funcionamento da agência ao lado da Casa da Cultura),  fica localizada no centro de Além Paraíba e, desde o dia 7 de janeiro,  suspendeu temporariamente suas atividades, por conta de dois funcionários que apresentaram suspeita do novo coronavírus.

A agência reabre hoje, 12 de janeiro. 

Um comunicado atribuído ao Banco Itaú foi compartilhado em rede sociais,  informando o acontecido.

A reportagem do Jornal Agora fez contato com a Assessoria de Comunicação do Itaú, e conversou com Ana Nabeiro, de São Paulo. Ela confirmou o motivo da suspensão das atividades e informou que os funcionários sob suspeitas de coronavírus foram submetidos a exames laboratoriais e testaram negativo. Portanto a Agência “3104” foi liberada e reabrirá suas portas neste dia 12 de janeiro, para retorno dos atendimentos.


PREFEITURA QUER MULTAR O ITAÚ

O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, através de um comunicado oficial, determinou que o Procurador Geral da PMAP avalie a possibilidade de aplicar penalidades administrativas ao Itaú, inclusive multa.

A ÍNTEGRA DA NOTA OFICIAL DA PMAP

A Procuradoria Geral do Município  publicou a seguinte NOTA OFICIAL:

 “O Banco Itaú, sem nenhum aviso prévio suspendeu seu atendimento ao público desde a última sexta feira. A Prefeitura, que concede Alvará de Funcionamento inclusive para bancos, não recebeu qualquer comunicado nem tampouco os motivos do fechamento da única agência da cidade. É fato que a suspensão do atendimento está causando enormes transtornos à população. Oficiosamente acerca do Banco Itaú sabe-se que houve possíveis positivações de funcionários com a Covid-19 e faz-se necessário a desinfecção do local. Alegando a necessidade de não haver aglomeração, oficiosamente fomos informados que amanhã, 11/01/2021, sequer os caixas eletrônicos funcionarão. A Procuradoria Jurídica do Município, seguindo orientação do Senhor Prefeito Municipal, está analisando o fechamento inesperado da Agência e de seus terminais 24 horas para tomar as medidas administrativas cabíveis contra a instituição, inclusive no que tange a aplicação de multas.”


SICOOB DE AVENTUREIRO

Quanto à agência do SICOOB do município de Santo Antônio do Aventureiro, foi expedida uma nota informando que os atendimentos presenciais - seguindo as orientações das autoridades sanitárias locais - ficariam suspensos nos dia 11 e 12 de janeiro. O banco aconselhou os clientes a usarem, nesses dias, os canais digitais, como o aplicativo Sicoob e o Internet Banking , para que as transações financeiras ocorram com comodidade e com segurança.


O Jornal Além Parahyba registrou, na foto acima, a fila que se formou na última sexta-feira quando a agência do Itaú
suspendeu os atendimentos presenciais. Não havia nenhum funcionário para orientar sobre o acontecido.
(Foto: Jornal Além Parahyba)

Comment

Segunda, 11 Janeiro 2021 22:14

CONHEÇAM OS 'PRIMEIROS BEBÊS' DE 2021

Desde janeiro de 1977, o Jornal AGORA registra o primeiro bebê de cada ano nascido em Além Paraíba. Excepcionalmente, nesse ano de 2021,  registraremos os dois  "primeiros bebês do ano", sendo um deles (uma menina), efetivamente o primeiro bebê nascido em 2021 no Hospital São Salvador de Além Paraíba, porém, como os pais residem em Anta, município de Sapucaia, a menina foi registrada como sapucaiense.

O segundo bebê, desta vez um menino, que foi registrado oficialmente como cidadão de Além demorou alguns para nascer.

Pelo fato de ambos os bebês terem nascido no Hospital São Salvador de Além Paraíba, o Jornal Agora resolveu fazer o registro jornalístico do nascimento das duas crianças:
Nasceu,  na manhã de sábado, 02 de janeiro, o primeiro bebê do ano de 2021, no Hospital São Salvador de Além Paraíba.

A pequena Manuella não é além-paraibana em registro em cartório,  mas sim sapucaiense, do segundo distrito, de Anta.

Manuella nasceu às 09 horas da manhã de sábado, com 2.650kg e 45 centímetros. A médica-obstetra Dra. Ana Lúcia foi a responsável pelo parto.

A recém-nascida é filha de Jesabel (Bel) de Oliveira Portes e Jonas Lopes de Mello, e tem Laura Camilly Portes Santana,  Julia Portes de Mello e   Samuel Portes Mello como irmãos.

Bel, a mãe de Manuella, é uma conhecida cabeleireira no distrito de Anta. O pai trabalha como autônomo.

O outro bebê- desta vez registrado em Além Paraíba, recebeu o nome de Gabriel. Ele chegou ao mundo apenas  no dia 04 de janeiro, às 21h11min, com o parto assistido pela Dra. Érica Lameira. Gabriel nasceu com 3.150kg e 46,5 centímetros.

O recém-nascido é filho de Daiana de Paula Pereira e Wildson Lugão Caçador e tem João Pedro Borges Caçador e Ana Luiza Pereira como irmãos.

A mãe de Gabriel é dona de casa e o pai é empresário no ramo de tornearia.

Questionadas pela nossa reportagem sobre o que  essas mães esperam para o futuro de seus bebês, a mãe de Manuella, Bel, disse que: “Espero que ela seja uma pessoa de bem, que aprenda todos os princípios da família, que estude muito, o suficiente para se tornar uma pessoa independente . E que tenha muita sabedoria para lidar nessa nova geração.”

Já a mãe de Gabriel, Daiana, revelou esperar para seu filho, "um futuro de paz e saúde. Que ele cresça muito feliz e abençoado."

 O registro do primeiro bebê do ano é uma tradição do Agora Jornais e de vários veículos de comunicação do país. Mas,  nesse ano, por conta do primeiro bebê do ano ter sido da cidade de Anta, e o de Além Paraíba só ter nascido, no dia 04 de janeiro,  tivemos alguns contratempos para nos comunicar com as mães, daí o atraso na divulgação da notícia, que é, neste momento, dada em primeira mão.

A redação do Jornal AGORA pede desculpas pela demora e faz esse registro com muito orgulho de estar mantendo essa tradição de ano novo em Além Paraíba.


Manuela e Gabriel.

Comment

A Secretária Municipal de Educação, Professora Tatiana Reis Gonçalves informou que as Escolas sediadas no Município de Além Paraíba, públicas e particulares, seguirão fechadas com base no Decreto em vigor e na Resolução 4469 de 21/12/2020 da Secretaria de Estado da Educação.
Segundo a Secretária, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior entende e é sensível a todos os transtornos que o fechamento dos educandários causam aos alunos e aos gestores dos estabelecimentos.

“O Prefeito entende e está solidário inclusive com escolas particulares que estão tendo dificuldades inclusive para manterem em dia seus compromissos, mas pelo bem da comunidade como um todo não tem sentido, num momento em que os casos da Covid-19 aumentam liberar as aulas presenciais. Teremos que esperar mais um pouco”, afirmou a Secretária de Educação.

Dessa forma as aulas presenciais seguem suspensas por recomendação dos especialistas em COVID-19. A doença normalmente não causa maiores danos às crianças mas estes, se contraírem, podem ser transmissores do vírus ao retornarem para suas casas, inclusive para pessoas idosas da família. Ante a este fato por enquanto o Prefeito segue convicto que o momento correto de retornar com as aulas presenciais será quando houver vacinação, inclusive para os profissionais de educação. Segundo Tatiana, o Prefeito a convoca a cada dois meses especialmente para tratar do assunto e aplicar qualquer alteração no quadro que por enquanto segue da forma que está.

(Comunicação Central do Gabinete Prefeitura de Além Paraíba)

Comment

Quinta, 07 Janeiro 2021 18:44

Coluna Sindijori

Rede de Notícias Sindijori MG

 

Divórcios cresceram 93,3%

O número de divórcios em Uberlândia cresceu, aproximadamente, 93,3% na última década. Os dados, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a cidade ocupa a segunda posição do ranking em Minas Gerais, atrás da capital Belo Horizonte. De acordo com o levantamento, o número de separações passou de 799 em 2009 para 1.545 em 2019, último ano considerado na pesquisa. A série histórica divulgada pelo IBGE mostra ainda que o maior número dos pedidos foi litigioso. O número de casamentos, entre 2009 e 2019, também cresceu. (Diário de Uberlândia)

 

Governo concluiu melhorias

O Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), finalizou, ao longo do mês de dezembro, os serviços de tratamento antipó em um trecho de 21 quilômetros na BR-367/MG, entre os municípios de Chapada do Norte e Berilo, no Vale do Jequitinhonha. O mesmo processo já havia sido executado na rodovia, durante 2019, entre as cidades de Minas Novas e Chapada do Norte. A técnica é uma alternativa econômica e de rápida execução para atender regiões isoladas e desprovidas de infraestrutura. (Diário Tribuna- Teófilo Otoni)

 

Varginha regulamenta aplicativos

O Prefeito Vérdi Melo sancionou lei de autoria do Executivo que disciplina o uso do sistema viário urbano do Município de Varginha para a prestação de serviços de transporte individual remunerado de passageiros, por meio de aplicativos. A Lei Federal de 3 de janeiro de 2012, que trata das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sofreu alterações recentes pela Lei Federal de 26 de março de 2018, que disciplinou em âmbito nacional o chamado transporte remunerado individual de passageiros um serviço de natureza privada, havendo vinculação entre a empresa intermediadora, fornecedora e mantenedora da plataforma de comunicação em rede e do motorista. (Gazeta de Varginha)


 

39 mil precisam justificar

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 tem até 14 de janeiro para apresentar a justificativa à Justiça Eleitoral. Já para quem faltou no segundo turno, o prazo vai até 28 de janeiro. Em Poços de Caldas, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral Antônio Carlos de Souza Pereira, 39.248 eleitores não compareceram às urnas, correspondendo a 33,28 do eleitorado local. A justificativa é válida somente para o turno que o eleitor faltou. Ou seja, cada turno conta como uma eleição. Segundo Pereira, além de ficar sem a quitação eleitoral, quem não justificar a ausência do voto não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário de função em emprego público e prestar concurso público. (Mantiqueira- Poços de Caldas)


 

Ufmg e Moc abrigam venezuelanos

O Instituto de Ciências Agrarias da Universidade Federal de Minas Gerais, sediado em Montes Claros, abriu negociações com a Prefeitura de Montes Claros para os indígenas venezuelanos Warao serem instalados em parte da Fazenda Pequi, no bairro Jardim Liberdade. O procurador-geral de Montes Claros, Otávio Batista Rocha Machado explica que a negociação propõe que uma área da fazenda seja destinada aos venezuelanos e outra parte fique com a Ufmg. Ele lembra que a Justiça Federal marcou para fevereiro a audiência na ação movida pela Prefeitura. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)


 

Festival da Canção será online

A 22ª edição do Festival da Canção de Andradas terá um formato diferente. Por conta da pandemia de coronavírus, o evento será realizado online e transmitido através da organização no mês de fevereiro. A previsão dos organizadores é de que o Festival acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro. As inscrições estão previstas para ter início neste mês de janeiro e tanto o regulamento quanto a ficha de inscrições deverão ser divulgados nos próximos dias. O 22º Festival da Canção de Andradas terá uma premiação de R$ 35 mil. (Portal da Cidade- Andradas)


 

Cemig oferta treinamento gratuito

A Cemig está com inscrições abertas para treinamento gratuito sobre instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar em Araxá e Uberaba. Serão quatro turmas, sendo duas em Araxá, de 15 a 22 de janeiro, e outras duas em Uberaba, de 22 a 29 de janeiro. O curso é uma oportunidade para iniciação profissionalizante em instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar. Além da parte teórica, os participantes do curso poderão executar o que aprenderam por meio de aulas práticas, que acontecerão em residências onde a Cemig instalou recentemente aquecedores solares. (Diário de Araxá)

 

Comment

Em sessão restrita, sem a presença de convidados, foi realizada,  no dia 1 de janeiro, com início às  18 horas e 30 minutos, na sede da Câmara  Municipal de Além  Paraíba,  a cerimônia de posse do prefeito reeleito (Miguel Belmiro de Souza Júnior); do vice-prefeito, Dedé; e dos vereadores (as) eleitos (as)  no último pleito de 15 de novembro de 2020.

         O cerimonial de posse,  que foi comandado por Dauro Machado, deu início  com a formação  da mesa transitória, que foi integrada pela  vereadora Guaraciaba de Marca, "Guará das Voluntárias". Sendo ela a vereadora mais idosa da Casa Legislativa, coube-lhe a presidência momentânea. A mesa transitória foi ainda integrada pela vereadora recém-eleita, Renata Guerini; e por Luiz Augusto "Tovinho".

Em seguida, foi anunciada a entrada de cada vereador a ser empossado: Fernando Cruz, Débora  Machado "Madalena",  José  Maria "Tuquinha", Sérgio Paulino ("Crioulo"), Paulo Henrique Oliveira, o "Paulinho", Simone Cabral, Wesley Dias ("Pindura"), Matheus  Cruz, Luís do Matadouro  e Davi da Paz.

 



 

Prosseguindo, o Padre  Waldemar Tadeu (foto abaixo) deu a bênção  e desejou que os eleitos (as) trabalhem em prol  dos mais necessitados. O Pastor Maurício, representando o Conselho de Líderes Evangélicos, também abençoou o momento. Após  as bênçãos, foram convidados,  para fazer parte  da mesa coordenadora dos trabalhos,  o prefeito eleito,  Miguel Belmiro de Souza Júnior (Miguelzinho) e seu vice,  José Márcio  Fernandes, o "Dedé".

 

Foram lidas as correspondências  enviadas  ao Executivo e Legislativo. Então, de imediato,  foi dada a posse aos vereadores (as). Ao vereador mais votado, o protetor animal  Fernando Cruz,  coube a realização  do juramento, acompanhado pelos demais edis.

O cerimonial procedeu a leitura do termo de posse,  que foi assinado pelos vereadores (as) eleitos (as).

Deu-se, então, início à eleição  para a composição  da mesa diretora do legislativo além-paraibano, para o biênio  2021/2022. Manifestaram interesse  nos cargos, em chapa única: Matheus  Cruz (presidente), Fernando Cruz (vice-presidente), Luiz  Tovinho (1 secretário) e José  Maria Tuquinha ( 2 secretário). Todos foram eleitos por unanimidade (menos para o cargo de presidente, já que houve 1 voto  nulo). Após  ser empossado,  o novo presidente Matheus Cruz recebeu de seu antecessor,   Gerson Barreto (foto abaixo),  simbolicamente, as chaves da sede da Câmara  Municipal.

          empossados (as)   alguns vereadores (as) fizeram  uso da palavra: Davi da Paz, Renata  Guerini, Wesley Pindura, Fernando Cruz, Simone Cabral, Débora da Madalena, Paulo Henrique "Paulinho",  e Sergio Paulino (Crioulo).

        O presidente Matheus Cruz convocou Miguel Belmiro de Souza Júnior e José  Márcio para  assinarem  o termo de posse e,  em seguida,  os mesmos fizeram  o juramento dos cargos que passaram a ocupar.

Em seguida, foi a vez do  Prefeito Miguel  Belmiro empossar  seu secretariado,  que assim ficou constituído:

 


Pablo Theófilo - Cultura e Esporte;


Tatiana Reis - Educação;


Bethânia  Reis - Saúde; 



Gerson Barreto - Desevolvimento;



Plínio  Moreira - Obras;



Fernando Ferreira - Procuradoria Jurídica;



Glaciele Souza (primeira-dama) - Secretária de Assistência  Social;



Rodrigo Henriques - Administração;



Edson  Gomes - Agricultura;



José  Roberto - Chefe de Gabinete;



Camila Martins - Controle Interno;

 


Ricardo Rocha - Secretaria de Finanças.

 

Em  seu pronunciamento,  que foi bem curto, o prefeito reeleito Miguelzinho falou do momento difícil pelo qual o mundo vem  passando devido à Pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que tem fé  em Deus de que,  em breve,  tudo vai passar.  Salientou também que irá seguir firme na batalha contra a Covid-19, que já tirou a vida de muito além-paraibanos. Miguelzinho agradeceu à sua família e falou do legado que seu pai, Dr. Miguel, deixou,  e que faz  de tudo para honrá-lo. O prefeito pediu licença, disse que estaria quebrando o protocolo, e convidou o Vereador  Paulinho (que  é pastor evangélico) e também o Pastor  Maurício,  para que ambos  fizessem uma oração  em prol da saúde das pessoas internadas no HSS   e dos familiares   que tiveram perdas de parentes com a Covid-19.

O atual mandato de prefeitos e vereadores,  iniciado em 1º de janeiro de 2021,  terminará em 31 de dezembro de 2024.

 

Comment

O aplicativo de transporte urbano “WAE” já se tornou o predileto entre Além Paraíba e toda região. O “WAE” é a forma mais rápida e segura de você ir onde quiser pelo menor preço.

Motoristas 24 horas.

A novidade para esse 2021 é que o cupom AGORAJORNAIS vale 15% de desconto na sua primeira viagem.

Basta baixar o aplicativo e na área cupom de desconto, é só você digitar AGORAJORNAIS

Vai fazer compras? Chama o WAE. Vai na casa de um amigo? Chama o WAE. Vai ao centro da cidade fazer algum serviço essencial? Chama o  WAE. Precisa viajar e quer pagar mais barato? Chama o WAE.

Comment

Pagina 1 de 219