A Prefeitura municipal de Além Paraíba vai iniciar brevemente a construção da Praça do Jardim Paraíso, ao lado da Rua Vinte Quatro de Março. Para isso foi desapropriado o antigo imóvel que era popularmente conhecido como Casas Amarelas.

Através de licitação, a empresa Bataline Comercio e Serviços em Geral Eireli foi a vencedora para a execução da obra que custará R$ 233.491,56.

Segundo o secretário municipal de Administração, Rodrigo Henriques de Almeida, o contrato entre a municipalidade e a empresa vencedora do certame licitatório já foi assinado e a ordem de serviço estará sendo encaminhada para a referida empresa nos próximos que, a partir de então, terá 10 dias para dar início ao projeto.

Fonte: Rádio CPN

Comment

O trabalho incansável da Secretaria Municipal de Saúde em vacinar a população contra a COVID-19 vem dando frutos. Os números de novos casos e agravamento de casos confirmados felizmente vêm baixando dia a dia.

Já são 67% dos adultos maiores de 18 anos totalmente vacinados com duas doses e 67% dos adolescentes de 12 a 17 anos imunizados com primeiras doses.

A Prefeitura segue vacinando com agilidade tanto assim que 65% do público alvo para a dose de reforço (3ª dose) já foram imunizados com primeiras doses.

Ao alcançar 70 % da população vacinada com duas doses, segundo os cientistas, já é possível alcançar a imunidade comunitária induzida por vacina. A Prefeitura aguarda este percentual e também percentual idêntico nos adolescentes para então começar a pensar em uma realizar uma nova flexibilização.

Desta forma, com cautela a Prefeitura pode tão logo alcance os percentuais desejados avançar mais um pouco para o retorno a vida normal.

Importante ressaltar que a pandemia não terminou, que é necessário o uso de máscaras, distanciamento social e não aglomerar em locais fechados.

Fonte: Comunicação PMAP

Comment

No dia 12 de outubro, data em que é comemorado o Dia das Crianças, a pequena Kamilly Melone, de 06 anos, moradora em Além Paraíba (MG), recebeu um presente pra lá de especial. Kamily, torcedora apaixonada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, recebeu do "Gigante da Colina" uma camisa oficial do time, como presente pelo Dia das Crianças.

Tudo começou no início de outubro, quando, em aula on-line, a professora de Kamilly, pediu para que os alunos cantassem a sua música preferida. A menina escolheu para cantar a música “Nasci pra te seguir”, de Lexa e Mc Darlan. Segundo o site esportivo “Lance”, esse hino foi criado em 2019, com intuito de embalar os torcedores do estádio São Januário, na Copa Libertadores, daquele ano.

O vídeo de Kamilly ganhou grande repercussão entre os torcedores do Vasco e amigos do pai da garota, Wesley Melone- também torcedor apaixonado pelo Vascão. O vídeo da menina chegou até os jogadores e departamento de marketing do Vasco da Gama. Como já estava próximo ao 12 de outubro, Dia das Crianças, o Vasco da Gama (junto com o jogador Marcos Gabriel, mais conhecido como “Marquinhos Gabriel”) resolveu presentear Kamilly com uma camisa oficial do time.

Junto com a camisa, Kamilly também recebeu uma carta do jogador Marquinhos Gabriel (seu ídolo), em agradecimento ao amor da pequena torcedora pelo clube. Marquinhos Gabriel, em sua carta disse a Kamilly que viu o vídeo e ficou muito feliz, destacando: “Que sua paixão pelo nosso Vascão se mantenha viva para sempre. Até porque, enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”- lema do clube.

A história de Kamilly foi destaque em reportagem principal do Globo Esporte, da Rede Globo no Dia Das Crianças.

Pai e filha ainda não tiveram a oportunidade de assistir a uma partida do Vascão no "Caldeirão de São Januário". Quem sabe, agora, depois de conhecerem a história desta paixão, os diretores do clube venham convidar os dois para realizar esse sonho?

Kamilly Melone tem 6 anos e estuda na Escola Municipal Dra Maria de Lourdes Salomão, em Sapucaia. A garota é filha de Wesley Melone e de Jéssica Muniz. Wesley Melone é morador de Além Paraíba.

Kamilly Melone, 6 anos, exibindo com orgulho a camisa do seu time do coração.

Comment

Segunda, 18 Outubro 2021 20:41

Cidade do Carmo zera casos ativos de covid

Segundo o Boletim Coronavírus, da cidade do Carmo, atualizado ontem, 17 de outubro, o município não tem nenhum caso de pessoa ativa de coronavirus, no momento.

A cidade do Carmo, mesmo tendo mais de 21 mil casos notificados, distribuídos entre pessoas ativas e descartadas, desde o início da pandemia, conseguiu fazer o controle sempre sendo referência para região.

Em agosto deste ano, Carmo chegou a passar da “bandeira amarela” para a “bandeira vermelha”, mas foi apenas por conta de um alerta de que os municípios da região serrana estavam com os leitos esgotados.

Vale lembrar que o município foi o primeiro na aplicação do imunizante contra covid-19.

Hoje Carmo se encontra na fase “bandeira amarela”. Essa fase está permitindo o horário normal para o comércio. Já bares, restaurantes e lanchonetes estão funcionando até 02horas da manhã, com a capacidade reduzida e seguindo todos os protolocos exigidos pela Saúde.

O Boletim Coronavirus, da cidade do Carmo, de 10 de outubro, desde o inicio da pandemia já foram 21.749 casos notificados. 2.835 pessoas foram confirmadas da doença. Dessas 2.835 pessoas confirmadas, 2771 estão recuperadas, mas infelizmente foram registrados 64 óbitos.

No cenário atual, 19 pessoas seguem em isolamento domiciliar, suspeitas da doença, aguardando exames laboratoriais. Não há casos ativos de covid.

Atenção:A matéria acima foi publicada às 15horas, de hoje, 18 de outubro, com os dados informado no Boletim Coronavirus, de ontem 17 de outubro. No inicio desta noite, 18 de outubro, foi emitido um novo Boletim Coronavirus, do municipio do Carmo, notificando dois casos ativos para o momento.

 

Comment

Na tarde do dia 13 de outubro, a ex-Secretária Municipal de Saúde de Além Paraíba e atual administradora do Hospital São Salvador, Bethânia Reis, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando os leitos de covid-19 do HSS completamente vazios. Ela postou o vídeo com a seguinte legenda: “Nenhum paciente internado no HSS com covid-19.

Do dia 13 a 15 de outubro, os leitos para pacientes de Além Paraíba, do Hospital São Salvador, ficaram totalmente vazios.

Já é a terceira vez neste ano que os leitos do Hospital São Salvador ficam vazios. A primeira foi em 08 de agosto, quando o médico João Marcos Ribeiro compartilhou, em suas redes sociais, um pequeno vídeo, mostrando os leitos de covid vazios, no HSS.

A segunda vez foi em 06 de outubro, quando o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, notificava que os leitos clínicos e de UTI do Hospital São Salvador, para pacientes de Covid-19, estavam vazios.

Segundo o Boletim Epidemiológico, nº 560, de ontem, 17 de outubro, apenas um paciente de Além Paraíba está internado em Isolamento Clínico do HSS.

De acordo com declarações do médico Dr. Rafael Gracioli, provedor do Hospital São Salvador, ontem, dia 17 de outubro, fez 12 dias que o Hospital não tinha pacientes internados em UTI.

O mês de setembro fechou com queda em comparação ao mês de agosto, nos casos positivos. Em setembro foram 184 casos, enquanto agosto tinha fechado com 235 casos (cinquenta e um casos a menos em comparação ao mês anterior).

Entretanto, comparando esses dois últimos meses, os casos de óbitos registrados em Além Paraíba subiram. Foram 9 óbitos em setembro- quatro mortes a mais em comparação a agosto, quando cinco pessoas morreram por covid.

Atualizando os dados da Covid em Além Paraíba, nos 17 dias deste mês de outubro (01 a 17 de outubro), segundo os dados do Boletim Epidemiológico, foram registrados 18 casos. Desses casos, 02 pessoas foram a óbito em decorrência da doença.

O balanço geral da Covid no município de Além Paraíba, ainda segundo registros oficiais do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (BE nº 560), mostra que, de março de 2020 até o dia 6 de outubro, foram notificados 12.473 casos suspeitos da doença no município. Boa parte desse total foi descartada por critério clínico. Foram testados, em laboratório, 8.529 casos, já com resultados: 3.743 pessoas foram infectadas por Covid durante a pandemia em Além Paraíba. Outros 201 casos suspeitos continuam sob investigação, aguardando os resultados laboratoriais.

Das 3.743 pessoas acometidas pelo novo coronavírus, 3.567 estão completamente recuperadas. Onze pessoas estão atualmente infectadas por covid-19, seguindo isolamento em domicílio. O HSS registrou apenas 1 paciente em seu leito clinico. Infelizmente, Além Paraíba registra um total de 163 vidas perdidas para a Covid, sendo dois desses óbitos ocorridos nesta primeira semana de outubro.

VACINAÇÃO

Os números de internações por Covid começaram a diminuir após o município de Além Paraíba passar os mais de 70% de pessoas vacinadas com a primeira dose (+18)- dados do vacinômetro emitido em 20 de julho.

Na tarde de sexta-feira, 15 de outubro, a Secretaria Municipal de Saude, emitiu um novo “Vacinômetro”. Segundo esses dados, hoje em nosso município já são 96% da população acima de 18 anos vacinados com a primeira dose, e, 67% totalmente imunizados. Essa porcentagem é o equivalente a 25.522 pessoas com a primeira dose; 17.640 pessoas com a segunda dose ou dose única; 2.327 adolescentes (12 a 17 anos), estão vacinados com a primeira dose. E 1.637 pessoas idosas ou imunossuprimidas já receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid.

Comment

Depois de 25 dias internado na UTI do HCTCO- Hospital das Clínicas de Teresópolis-   devido a um traumatismo craniano, o jovem Vítor Ribeiro Pital, de 31 anos, teve alta no dia 14 de outubro.

Vitor Pital teve sua vida mudada, no dia 11 de setembro de 2021, quando estava comemorando aniversário de um amigo, na cidade de Sumidouro/RJ. Ele sofreu um grave acidente, caindo de um cavalo.

Por conta da grande mobilização em rede social, com pessoas que torceram e oraram pela recuperação de Vitor querendo saber como está atualmente a saúde do rapaz (que chegou a ficar em estado gravíssimo) o repórter do Jornal Agora, Thiago Filgueiras, conversou com a senhora Mara Balbino, mãe de Vitor.

Mara contou à reportagem do AGORA que no dia 11 de setembro, seu filho estava andando a cavalo com os amigos, quando por volta das 18h30min, já escurecendo, voltando para o local onde se realizava o aniversário, a égua em que Vítor estava montado assustou-se com algum bicho que atravessou a estrada. Com esse susto, o animal empinou, jogou o rapaz no chão e ele bateu a cabeça. Vítor tentou se segurar à cela, com isso, ao cair no chão, ele puxou a égua pra cima de si. Com a queda, a cabeça da égua bateu na testa de Vitor. Imediatamente o rapaz acidentado começou a ter convulsões.

Ele foi levado às pressas para o Hospital Municipal Dr. João Pereira Martins, em Sumidouro/RJ. Mas, no mesmo dia, devido à gravidade do caso, precisou ser transferido para a UTI do HCTCO, em Teresópolis, com Traumatismo Craniano.

Vitor teve seu cérebro tomado por muito sangue. Médicos e enfermeiros deram 72 horas para que ele conseguisse reagir. Felizmente, passando esse prazo, e ainda na UTI, o rapaz começou a recuperação.

No período em que esteve na UTI, Vítor passou por duas tromboses, mas não podia ser tratado por causa do sangramento do cérebro. Precisou ser apenas monitorado para não acarretar o pior.

No decorrer dos 25 dias internado, ele foi, aos poucos, apresentando melhoras e, no início da semana passada, saiu da UTI para leito clínico do Hospital.

Com o acidente grave, Vítor teve os movimentos da perna e mão esquerda paralisados. O lado direito foi menos, mas também está um pouco paralisado.

Já sem sangramento e inchaço no cérebro, no dia 14 de outubro, na ultima quinta-feira, Vítor teve alta para continuar o tratamento em domicílio.

Hoje, já em casa, Vitor já teve os movimentos das mãos normalizados. O lado direito de seu corpo também já voltou. Ele ainda segue em tratamento para voltar o movimento da perna esquerda.

Mara Balbino, sempre muito emocionada ao falar de seu filho, informou ao Jornal AGORA que o tratamento domiciliar segue e que Vitor apresenta evolução gradativa todos os dias. Ela também agradeceu a todos pelas orações: “Agradeço a toda população de Além Paraíba, por ter orado pelo meu filho. As pessoas que torceram por ele e por nós. Meu filho é Promessa de Deus para um chamado para ser Pastor. Ele tem um grande testemunho de milagre. Meu filho é um milagre de Deus”, disse Mara muito emocionada à nossa reportagem.

Vitor, de 31 anos, morou por algum tempo na cidade do Carmo, mas retornou para Além Paraíba após ter alta hospitalar. Ele é noivo de Raquel. Filho de Mara e do Pastor auxiliar da Igreja Batista em Renovação Espiritual, Marcelo Balbino. Vitor é irmão de Hallan, Marcelly e Katheline.

 

Vitor, de 31 anos, morou por algum tempo na cidade do Carmo, mas retornou para Além Paraíba após ter alta hospitalar. Ele é noivo de Raquel. Filho de Mara e do Pastor auxiliar da Igreja Batista em Renovação Espiritual, Marcelo Balbino. Vitor é irmão de Hallan, Marcelly e Katheline.

No dia 14 de outubro, na ultima quinta-feira, Vítor teve alta para continuar o tratamento em domicílio.

Comment

Conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, foi reiniciado hoje, quarta-feira, 13 de outubro, a vacinação contra o covid em idosos no município, e mais uma vez a programação da semana será realizada na Ilha Gama Cerqueira, das 08:00 às 12:00 horas. Vejam a programação:

·         Quinta-feira (14), terceira dose de reforço para os idosos que tomaram a segunda dose da Coronavac até o dia 15 de abril.  

·         Sexta-feira (15), será a aplicada a segunda dose da Coronavac para quem recebeu a primeira dose até 14 de setembro; segunda dose da Astrazeneca para quem recebeu a primeira até 12 de julho.

·          Ainda na sexta-feira, terceira dose de reforço para pessoas IMONOSSUPRIMIDAS que tomaram a última dose da vacina até o dia 13 de setembro.

ATENÇÃO! É NECESSÁRIO A APRESENTAÇÃO DE COMPROVAÇÃO DAS DOENÇAS OU DE RECEITA DOS ÚLTIMOS 06 MESES DO USO DAS MEDICAÇÕES CITADAS PARA A VACINAÇÃO.

Somente será vacinado quem tiver cartão do SUS do município de Além Paraiba.

Os idosos com dificuldades de locomoção serão vacinados no domicílio, no período de 18 a 22 de outubro, ou seja, de segunda a sexta-feira da próxima semana.

Fonte: SMS-AP

Comment

A Prefeitura de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, aplicará a dose de reforço contra a COVID-19 para as pessoas IMUNOSSUPRIMIDAS, ou seja, que apresentem alguma das particularidades abaixo, que tomaram a última dose da vacina até o dia 13/09 (28 dias atrás), a vacinação ocorrerá na próxima sexta-feira, 15 de outubro, na Ilha Gama Cerqueira, das 8 às 12h.

Confira a Lista de quem poderá se vacinar:

Pessoas….
Imunodeficiência primária grave;
Quimioterapia para câncer;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
Pessoas vivendo com HIV/AIDS com CD4<200 cel/mm3;
Uso de corticóides em doses acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);
Uso de drogas modificadoras da resposta imune, a saber:
* Metotrexato
* Leflunomida
* Micofenolato de mofestila
* Azatiprina
* Ciclofosfamida
* Ciclosporina
* Tacrolimus
* 6-mercaptopurina
* Infliximabe
* Etanercept
* Humira
* Adalimumabe
* Tocilizumabe
* Canakinumabe
* Golimumabe
* Certolizumabe
* Abatacepte
* Secukinumabe
* Ustekinumabe
* Tofacitinibe
* Baracitinibe
* Upadacitinibe

? ATENÇÃO:
NECESSÁRIO APRESENTAÇÃO DE COMPROVAÇÃO DAS DOENÇAS OU DE RECEITA DOS ÚLTIMOS 06 MESES DO USO DAS MEDICAÇÕES CITADAS PARA A VACINAÇÃO.

Só será vacinado quem tiver cartão do SUS do município de Além Paraíba, a conferência será realizada no local.

(Fonte: Comunicação PMAP)

Comment

Sobre o carro dos bombeiros, estava sendo conduzido o caixão fechado com o corpo sem vida do estimado Aldonei. (Crédio: Imagem extraida do video do Adenilson Mendes)

No último domingo, numa tarde fria e nublada, o caminhão do corpo de bombeiros de Além Paraíba percorreu as principais ruas da cidade, como sempre faz no dia 12 de outubro, quando conduz a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos do idealizador e realizador da Festa da Criança de Além Paraíba, Aldonei Senra Ribeiro. Desta vez, entretanto, a cerimônia foi de muita tristeza: sobre o carro dos bombeiros, estava sendo conduzido o caixão fechado com o corpo sem vida do estimado Aldonei. Atrás, em cortejo fúnebre, seguiram diversos carros de passeio e um carro de som tocando, como despedida, a "Canção da América", de Milton Nascimento. Amigo é coisa pra se guardar.

Aldonei faleceu no final da noite de sábado, 10 de outubro. Os além-paraibanos receberam com grande tristeza a notícia da morte de Aldonei Senra Ribeiro, aos 73 anos.

Ele estava em tratamento contra um câncer devastador, que descobriu há algum tempo.

Havia dois meses que Aldonei estava internado na Fundação Cristiano Varela, em Muriaé. No dia 15 de agosto passado, ele fez uma primeira cirurgia, mas continuou internado no hospital da Fundação, que é referência no Estado de Minas Gerais para tratamentos oncológicos.

A história que Aldonei deixa como legado vai sempre fazer com que se lembre dele como o idealizador e maior apoiador da “Festa da Criança” na região- a popular "Festa da Criança da Granja", realizada pela Associação de Amparo à Criança Profª Zoé da Cunha Antunes. O evento já surgiu grandioso, no Ginásio Poliesportivo da Granja Três de Outubro, distribuindo inúmeras guloseimas, refrigerantes e brinquedos para as crianças. Artistas como Sérgio Mallandro e outros abrilhantavam a festa que cresceu de tal forma que precisou ser transferida para o espaço da FEXPO, na Ilha do Lazareto.

Durante 33 anos Aldonei não deixou morrer o tradicional evento, sempre muito aguardado, principalmente pela população mais carente. As comidas, bebidas, distribuição de picolés e iogurtes, shows artísticos e até sorteio de muitas bicicletas faziam a alegria da criançada no dia 12 de outubro.

Aldonei sempre falou da festa da criança com um impressionante brilho no olhar. Levou para a Associação muitos colaboradores que, também com entusiasmo, formaram o grande time de voluntários trabalhando em prol do evento. Reuniões e mais reuniões eram feitas. Em finais de semana que antecediam ao evento, os voluntários passavam pelas residências da cidade recolhendo doações. Caminhões cheios garantiam o sucesso do evento.

Em 32 anos de festa, foram sorteadas 1.164 bicicletas e a festa, que também homenageia Nossa Senhora Aparecida, já faz parte do calendário anual de eventos de Além Paraíba.

No ano passado, já na pandemia da Covid-19, o Jornal AGORA (que sempre registrou o surgimento e cobriu jornalisticamente o evento por mais de três décadas) fez contato com Aldonei Ribeiro. Ele informou, na época, que ficou muito triste com o cancelamento da Festa da Criança, mas disse entender a seriedade e a insegurança causada pelo Coronavírus para toda a humanidade. Porém, ele tinha certeza de que, neste ano, 2021, a “Festa da Criança” voltaria a acontecer e prometeu que esta seria "muito melhor".

Recentemente, no mês de junho, Aldonei voltou a conversar com o Jornal AGORA, que ele considerava um grande parceiro na divulgação do evento. Já debilitado pela doença, Aldonei parecia prever a proximidade do fim. Ao repórter Thiago Filgueiras, ele pediu a todos que orassem pela sua saúde, para que ele pudesse cumprir a promessa de fazer um evento grandioso neste outubro de 2021. E fez um pedido: para que o Jornal AGORA estimule a união das pessoas do bem, e peça a elas "que não deixem acabar a Festa da Criança".

Deixamos uma pergunta no ar: Sem Alvinho Zamboni e Aldonei Ribeiro, qual será o destino da tradicional Festa da Criança em Além Paraíba?

Aldonei Senra Ribeiro deixa três filhos frutos de seu longo casamento com a ex-esposa Dolores. São eles: Luciana, Caroline e o médico veterinário Juninho Ribeiro.

Aldonei trabalhou por longos anos como taxista e depois passou a se dedicar em transportar alunos e pessoas para viagens com sua van.

A equipe do Jornal AGORA deseja muita força aos filhos e amigos de Aldonei. Aldonei sempre foi um grande amigo, educado e cordial todos nós do Jornal. Ele faz parte da história do AGORA. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Comment

Sexta, 08 Outubro 2021 17:57

Coluna Sindijori

Viçosa tem o combustível mais caro em Minas

Passos e São Sebastião do Paraíso caíram de posição no ranking dos preços médios mais altos cobrados pelo litro da gasolina comum em Minas. Segundo levantamento divulgado na última quarta-feira, 7, pela Agência Nacional de Petróleo, Paraíso passou de primeiro para segundo lugar e Passos caiu da segunda para a oitava posição. Em agosto, os dois municípios lideraram o ranking, com preço médio de R$6,478 em Paraíso e R$6,429. Viçosa, com preço médio de R$6,704, encabeça o atual ranking estadual, à frente de Paraíso, e é seguida por Teófilo Otoni (R$6,675), Unaí (R$6,672), Paracatu (R$6,623), Patos de Minas (R$6,607, Patrocínio (R$6,597) e Passos (R$6,543). (Folha da Manhã – Passos)

Senai ainda tem vagas

            O Senai-MG, instituição parceira do Governo de Minas Gerais no projeto Trilhas de Futuro, ainda tem mais de 6 mil vagas para diversos cursos técnicos. As inscrições podem ser feitas até 18/10 e a publicação do resultado estará disponível no dia 20/10. Desta vez, as inscrições são presenciais, diretamente na unidade Senai que está ofertando o curso, por ordem de chegada. São dezenas de unidades participantes, em 56 cidades e 36 opções de cursos técnicos. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio; além de pessoas que já concluíram essa etapa de ensino. (O Planalto – Araxá)

IPTU mais caro em Caeté

            O IPTU pode ficar mais caro no ano que vem em Caeté. Com drones e câmeras, a Prefeitura está fazendo o levantamento de todos os imóveis da cidade. O objetivo é comparar as imagens atuais com as informações que constam no cadastro municipal. Alterações nas casas, ampliações, novas construções e invasões de áreas estão na mira da Secretaria Municipal da Fazenda. O serviço está sendo executado pela Geodados Geoprocessamento e Serviços Aéreos Especializados Ltda. O mapeamento em nível terrestre, feito por carros com câmeras, está identificando as fachadas e frentes dos imóveis. O aerolevantamento, feito por drones, completa o geoprocessamento. (Jornal Opinião – Caeté)

Multivacinação para crianças

            A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina continua em Ipatinga. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, exceto nas UBS do Planalto e Vila Formosa, das 8h às 16h. Com o dia “D” marcado para o dia 16 de outubro, a Campanha segue até o fim deste mês. A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Para a atualização vacinal é necessário que os pais ou responsáveis levem os menores a uma das UBS de Ipatinga com a carteira de vacinação. Neste momento, um profissional da saúde avaliará quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual atraso, falta ou necessidade de reforço. (Diário do Aço – Ipatinga)

JF pode receber verbas

            O primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora foi sancionado pela prefeita Margarida Salomão durante solenidade, na sede da Prefeitura (PJF),   publicada em Atos do Governo. A partir de agora, a cidade está habilitada a receber verbas do Governo federal para o setor, se alinhando com a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Desde a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), pela Lei 13.675/2018, os municípios ficaram obrigados a elaborar e aprovar um Plano Diretor Participativo para poderem receber recursos da União, via Fundo Nacional de Segurança Pública. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Justiça condena supermercado

            A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou um supermercado de Lavras, a indenizar um consumidor de 33 anos por danos morais e materiais. O estabelecimento pagará, respectivamente, R$ 4 mil e R$ 9,87 pela comercialização de um pão broinha com bolor, impróprio para o consumo humano. Os desembargadores aumentaram o valor inicialmente fixado para a indenização por decisão pela comarca de Lavras, de R$ 1 mil. O alimento lhe ocasionou náuseas e mal-estar, a ponto de ter que procurar um médico. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Curso para produção de derivados de leite

            Parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Senar Minas – A Escola da Terra, viabilizou a realização do Curso de Derivados do Leite, na Escola Municipal Conceição Maria Moreira, no povoado de Limas. O curso contou com a participação de oito moradoras da região. As participantes aprenderam a fazer queijos (frescal, muçarela e ricota), iogurte e doce de leite. Para a realização do curso, a Secretaria de Educação contou com a colaboração do produtor José Julião Soares, da Fazenda Pampulha, que doou 245 litros de leite. (Jornal Pará de Minas)

Comment

Página 1 de 261