A Associação dos Surdos de Além Paraíba – ASAP-  vai promover, no próximo dia 08 de novembro, domingo, um delicioso almoço, que será servido de 12h as 15h.

O almoço será beneficente para arcar com os custos mensais da ASAP.
O ingresso terá um custo de R$ 12,00 (dinheiro ou cartão) e será servido: arroz, salpicão, pernil ao molho madeira, tutu e farofa.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones: (32) 9.8812-7240 ou (32) 98830-0535.
O almoço deve ser pego no seguinte endereço: Rua Agenor Caetano, 161 – Morro do Cipó – na casa do Dennis.

Comment

Quinta, 22 Outubro 2020 17:47

Coluna Sindijori

  1.   Uberlândia é 1ª em  Saneamento 
        O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou o Ranking Municipal do Saneamento Básico das cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O município de Uberlândia ocupa o 1º lugar entre as 57 cidades analisadas. O ranking foi desenvolvido com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento dos Serviços de Água e Esgoto e de Resíduos Sólidos, que estão sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. (Diário de Uberlândia) 
     

  2.     Escolas com iluminação moderna
        Escolas de seis municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão recebendo lâmpadas com tecnologia LED em substituição a outras mais antigas e de maior consumo energético que estavam em uso. A iniciativa da Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, tem como objetivo levar iluminação de qualidade aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos. (Diário de Araxá) 
     

  3.     Cursos obtêm conceito máximo
        O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 analisou 26 cursos superiores de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo 20 do campus de Juiz de Fora e outros seis do campus de Governador Valadares. Destes, 12 obtiveram nota 5, que é o conceito máximo da avaliação divulgada nesta terça-feira, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

  4. Jaguatirica encontrada em máquina
    Uma jaguatirica foi encontrada dentro de uma máquina colhedora de uma usina sucroalcooleira instalada em Capinópolis. O animal foi encontrado por funcionários da empresa. Logo após ser avistada, a onça fugiu rumo a um canavial. A cena inusitada acabou sendo filmada pelos funcionários e viralizou pelas redes sociais. (Tudo Em Dia - Ituiutaba) 
     

  5.     NM ficou sem aulas em todos os municípios
        O Norte de Minas manteve todas suas escolas estaduais sem aulas nos 86 municípios. Até mesmo no município de São Francisco, que tinha manifestado o interesse de retomar com as aulas presenciais, a decisão foi reformulada e as escolas ficaram fechadas. No município de Catuti, onde o prefeito José Barbosa tinha mandado analisar a possibilidade de retomar as aulas, ele revogou a ideia no dia seguinte, no início de setembro. Na cidade de Montes Claros, as escolas estaduais até estão abertas, com atividades administrativas, mas sem as presenças dos alunos. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros) 
     

  6. Escolas estão prontas para volta às aulas
        Escolas estaduais uberabenses se preparam para a retomada das aulas presenciais, caso liminar judicial seja derrubada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A garantia é da titular da 39ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), Vânia Célia Ferreira. Segundo ela, cerca de 27 escolas da cidade estão com os protocolos sanitários prontos, dentro do que prevê as regras determinadas pelo governo estadual. Conforme esclarece, este protocolo é bem semelhante àquele determinado pelo comitê técnico do município de Uberaba. (Jornal da Manhã- Uberaba) 
     

  7. Novo circuito para os amantes da bicicleta
        A região de Pará de Minas conta agora com o “Caminho dos Bandeirantes”. O trecho que compõe sete cidades é rota agora para que os amantes da bicicleta possam praticar ciclismo e, ao mesmo tempo, ter lazer e diversão ao levar família e amigos. Recentemente, um grupo de mulheres se uniu e percorreram dezenas de quilômetros, passando pelos municípios que compõem o circuito. Para mais informações, acesse o perfil oficial do “Caminho dos Bandeirantes” no Instagram. (JC Notícias- Pará de Minas) 
     

  8. Vara Criminal trabalha ressocialização 
        Ressocialização dos egressos do sistema penitenciário. Desde fevereiro de 2019, o Projeto Renascer é desenvolvido na comarca de Caratinga, por iniciativa da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Caratinga em parceria com o Conselho da Comunidade na execução penal. Tendo como referência o “Voltar a Confiar: os 100 primeiros dias em liberdade”, desenvolvido pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Porto Alegre Rio Grande do Sul; o juiz Consuelo Silveira Neto decidiu desenvolver o projeto social em Caratinga. A intenção é apoiar aqueles que estão saindo do sistema prisional e retornando para as suas comunidades de origem. (Diário de Caratinga)

Comment

O uso da toga por Juízes remete-nos a Roma antiga, sendo o vestuário dos cidadãos romanos livres que o diferenciavam dos escravos e dos estrangeiros. A pretensão que indumentária era destacar o indivíduo, elevando-o a uma categoria mais elevada já que para aquela civilização apenas os cidadãos (homens livres e de origem romana) fariam parte da res pública.

         Entretanto, muito além da mera simbologia de posição de destaque entre os demais indivíduos, os Juízes vestem-se também do mito e da divindade. François Ost leciona que há três modelos de Juízes: Júpiter, Hermes e Hércules. Júpiter é o Juiz dogmático, estribado nos limites da lei onde se aprisiona o Direito. O Hermes é o intermediário entre o humano e a divindade, aquele que operacionaliza o debate utilizando os padrões codificados. Por fim, o Hércules é o Juiz  para além da capacidade interpretativa e de integração dos elementos do direito, tem a consciência do dever de construir a solução justa.

         Na moderna teoria do Direito o Júpiter está morto e enterrado, mas há um debate muito grande entre o modelo de Hermes (hermenêutico) e o modelo de Hércules (ativismo). Entretanto cabe um quarto modelo, menos divino, menos destacado: o Juiz comum. O senhor Zé-das-couves. O homem urbano de carne e osso. Isso porque o Direito não é uma produção divina, mas a realização das expectativas normativas de uma sociedade concreta.

         Não há deuses entre nós, mas homens. A desmistificação da capacidade de produção da justiça pelo Juiz é uma batalha que merece ser travada pelos operadores do Direito. A decisão mais correta não é a que foi dada pelo judiciário. A bem da verdade, o judiciário se equivoca diuturnamente em casos que merecem uma coerência técnica mais elevada ou em casos cujas afetividades transcendem o problema concreto. Exemplos disso: as causas familiares, as causas de vizinhança cujo conflito não se esgota na lide processual ou casos extremamente técnicos como alguns contratos mercantis.

         Por tais razões se fala hoje em justiça multiportas, ou seja, muitas portas para o mesmo destino, qual seja, a realização da melhor decisão possível. Esta possibilidade não se aprisiona no gabinete de um Juiz e nem tão pouco o Juiz pode ser considerado a figura mítica que a tradição jurídica criou. 

Por: Ian Castilhos - Especialista em Mediação e Arbitragem

Comment

O município de Santo Antônio do Aventureiro, de pouco mais de 4 mil habitantes, conseguiu segurar o aumento da curva de contágio do novo coronavírus.

Com o início da pandemia, no dia 21 de Março o município criou o Comitê de enfrentamento ao COVID-19. O comitê foi um dos grandes responsáveis pelo planejamento das ações em Santo Antônio do Aventureiro. Talvez o único município da região a não implantar barreira sanitária, Aventureiro optou por fiscalização nas ruas; higienização de vias públicas e pontos de maior concentração de público em períodos de maior propagação do vírus; disponibilização de um WhatsApp com orientação médica 24h; criação do centro de Covid-19 e realização periódica de testes nos profissionais de saúde e segurança pública.

O Centro de Covid-19 fica localizado em anexo ao Centro de Saúde Walmir Stambassi, conta com equipe exclusiva para atendimento e monitoramento de casos respiratórios e já realizou cerca de 250 testes, entre teste rápido e RT-PCR. Como o município não possui hospital, casos de alta complexidade são encaminhados para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba.

De acordo com o boletim epidemiológico de ontem, 20 de outubro, Aventureiro apresentou até agora apenas 18 casos confirmados de covid-19, com 15 pessoas recuperadas e com 3 óbitos. No momento não há nenhum caso ativo na cidade, mas 7 pacientes estão em investigação clínica. A Secretaria Municipal de Saúde optou por não divulgar dados como sexo e faixa etária a fim de não caracterizar o paciente, por se tratar de um município pequeno.

Comment

Chegou agora há pouco à redação do Jornal AGORA a notícia de um grave acidente automobilístico na BR 116, próximo à localidade do Pião (na estrada de Teresópolis).

Segundo informações de populares, o acidente aconteceu por volta das 17 horas de hoje,  21 de outubro e fez uma vítima: Marcelo Seixas,  barbeiro. Marcelo já foi vereador e estava novamente  pelo PSL de  Sapucaia (RJ).

 

A Prefeitura Municipal de Sapucaia emitiu uma nota de pesar:

 

A Prefeitura de Sapucaia lamenta profundamente a perda de Marcelo Seixas. Ex-vereador do município, teve uma importante atuação em seu mandato na Câmara Municipal, sempre lutando pelos interesses da população. Desta forma, registramos e manifestamos aqui nosso sentimento de pesar aos familiares e amigos de Marcelo Seixas, em nome do município de Sapucaia e de toda a nossa comunidade.

 

Prefeitura Municipal de Sapucaia

 

Prefeito Fabrício Baião

Comment

Na terça-feira, 20 de outubro,  a cidade de Além Paraíba amanheceu com a triste notícia da morte do senhor, Alvino Alvin Batista de Oliveira, 54 anos, popularmente conhecido por "moneca" que residia no Planeta 2.

"Moneca" era dono de bar no Planeta II, o fundador e mestre da Folia de Reis Estrela Guia, na qual era apaixonado.
Ele vinha lutando contra um câncer e na noite do dia 19 de outubro, não resistiu e veio à óbito no Hospital São Salvador. Uma grande perda para a Cultura além-paraibana. 

Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e o sepultamento aconteceu na tarde de ontem 20 de outubro, no Cemitério Municipal de Além Paraíba.

Fonte: Blog Adenilson Mendes

Comment

Quarta, 21 Outubro 2020 16:30

PRF DE LEOPOLDINA APREENDE 102 MIL DÓLARES

FATO OCORREU EM LEOPOLDINA. EM REAL, VALOR ULTRAPASSA R$ 500 MIL. A Polícia Rodoviária Federal, de Leopoldina, apreendeu na noite desta terça-feira 20 de outubro, durante fiscalização, 102.000 dólares que estavam com um cidadão brasileiro, de 60 anos de idade, que mora nos Estados Unidos. “Os agentes da PRF em fiscalização na BR 116 em Leopoldina, abordaram, por volta das 20h30 um veículo VW Passat com placas de São Paulo/SP , sendo conduzido por um cidadão brasileiro de 60 anos, residente nos Estados Unidos.
Ao realizar busca no interior do veículo, foi localizada em uma bolsa, significativa quantia de dólares em espécie. Indagado, o condutor informou se tratar de dinheiro apurado em uma venda de imóvel realizada no estado do Rio de Janeiro, entretanto não apresentou qualquer documento comprovando tal transação. O valor total apurado foi de US$ 102.900 (cento e dois mil e novecentos dólares).
Diante dos fatos, o valor foi apreendido e encaminhado para a Receita Federal do Brasil para apuração da origem. O condutor foi liberado e o veículo encaminhado ao pátio conveniado por estar com licenciamento vencido”, informa a PRF.

Fonte: Site Silvan Alves

Comment

 

Após sete meses com casos de pessoas positivadas com o novo coronavírus em Além Paraíba (com alta na curva de contágio em quase todos os meses), resultando em  mais de 2 mil e seiscentos casos notificados e um registro oficial de 15 mortes, a cidade começou a ter um sopro de alívio neste mês de outubro.

Na manhã do último dia 13, o Hospital São Salvador publicou, em sua página oficial do Facebook, que, naquela data, estava sem registro de paciente positivo de covid-19 internado em suas dependências. Do dia 13 até hoje, 20 de outubro (fechamento da presente edição do Jornal Agora), o hospital não voltou a divulgar o número de pacientes internados naquela instituição, com a população acreditando que os casos continuam zerados.

Essa situação vem gerando muitas críticas nos grupos de mensagens do Whatsapp, com usuários dizendo que essa é uma "postura política" em face das proximidades das eleições municipais. Em Além Paraíba, bem como em boa parte do Brasil, a corrida pela reeleição foi colocada como prioridade.

Divulgar dados com o devido destaque- para quem deveria ter esse compromisso com a população- não é mais o objetivo principal.

Embora o número de casos tenha, de fato, diminuído bastante neste mês de outubro, não é correto afirmar que o coronavírus zerou em Além Paraíba- como alguns alardeiam, sobrepondo seus interesses e mascarando a real situação da cidade.

Um olhar mais atento aos discretos Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde demonstra que Além Paraíba e a região ainda convivem com a ameaça da Covid-19.

Para se estabelecer uma comparação, no dia 13 de outubro, havia 2.568 casos notificados da doença em Além Paraíba. Hoje, 20 de outubro, apenas seis dias depois, as notificações aumentaram para 2.634 (sessenta e seis casos suspeitos a mais). Também em seis dias, subiram de 473 para 484 os casos confirmados da doença, sabendo-se que nem todos os 66 suspeitos foram submetidos a testes de laboratório.

Atualmente, pelo boletim publicado por volta das 20  horas desse dia 20 de outubro pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda existem 65 casos em investigação. E, desses, sessenta pessoas encontram-se em isolamento domiciliar; quatro estão internadas em isolamento clínico no Hospital São Salvador e uma paciente idosa encontra-se na UTI daquela unidade de saúde. Somam-se a esses casos sob investigação mais três casos já positivados por testagem, estando dois desses pacientes internados em isolamento clínico no HSS de Além Paraíba. Um positivado está em domicílio, com sintomas leves.

Dos 484 casos confirmados em sete meses, 466 pessoas foram recuperadas da doença e 15 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Há que se destacar que nesse total não estão incluídos casos de além-paraibanos que faleceram em hospitais de outras cidades, casos como o do Dr. Renato Tepedino (ex-presidente do Sindicato Rural). Também não foram computadas as mortes de pessoas que eram residentes em localidades vizinhas (praticamente "bairros" de Além Paraíba) como Jamapará (Sapucaia), Influência (Carmo), Aventureiro, Volta Grande e outros. Os óbitos foram registrados oficialmente nos locais de residência daquelas vítimas da Covid.

Vale lembrar que a curva de contágio da covid-19 em Além Paraíba esteve em alta por vários meses, o que resultou em dias de muita tensão e medo no município. A cidade precisou de um apoio de duas barreiras sanitárias nos principais acessos (São José  e Porto Novo); o comércio teve que fechar suas portas e os prejuízos financeiros e econômicos foram grandes.

Mesmo com a diminuição dos casos, as orientações das autoridades de saúde permanecem as mesmas, pois a pandemia não chegou ao fim: a população deve continuar usando máscaras e fazendo uso de álcool em gel. Também aconselha-se a manutenção do distanciamento social: só saia de casa se realmente houver necessidade.

Atualmente, todo o comércio foi liberado, incluindo bares, restaurantes, academias. É grande o número de pessoas que estão se protegendo com máscaras e outras medidas de segurança, porém, também é preciso registrar, como forma de chamar a atenção da população, que há muita gente fazendo aglomeração e sequer se protegendo contra o novo coronavírus. Para esses,  "a pandemia acabou"- o que não é verdade.

       (Por Marilia R. Muniz/Jornal Agora)

 

 

Comment

Fernando Lúcio e Lu Galhardo estiveram ontem, 19 de outubro, na instituição

Na noite de ontem, 19 de outubro, a ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba – recebeu os candidatos à Prefeitura de Além Paraíba, Fernando Lúcio e Lu Galhardo.

Na ocasião, a dupla de candidatos falou e demonstrou dados de desenvolvimento, em suas gestões, e apresentou partes do Pano de Governo, voltadas ao Desenvolvimento Econômico.

A ACEAP convidou todos os candidatos e divulgará os encontros. (Amanda Silveira/ ACEAP)

 

Comment

 

Também na noite de 19 de outubro, aconteceu na ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, uma exposição para os membros da diretoria, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, já em vigor.

A Advogada, Fernanda Leonardo, e o CEO da Nível 3 TI, Clério Rios, falaram, cada um de sua área, sobre a importância de uma atenção especial aos dados de clientes pelas empresas.

A regulamentação do uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil, a LGPD garante maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados e exige das empresas um maior cuidado no armazenamento de informações.

A lei também proíbe, entre outras coisas, o tratamento dos dados pessoais para a prática de discriminação ilícita ou abusiva. Esse tratamento é o cruzamento de informações de uma pessoa específica ou de um grupo para subsidiar decisões comerciais (perfil de consumo para divulgação de ofertas de bens ou serviços, por exemplo), políticas públicas ou atuação de órgão público. (Ascom/ Amanda Silveira)

 

Comment

Pagina 1 de 214