O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, emitiu um comunicado por volta das 17 horas deste dia 21 de janeiro, cancelando a realização de todos os eventos festivos em Além Paraíba. A medida acontece no dia em que o município chegou a 239 casos ativos da Covid-19 e com o registro do óbito de uma criança de 8 anos, moradora da localidade de Marinópolis.

 

O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, comunicou o cancelamento ao lado do pagodeiro Érick Corrêa, que teria um evento festivo para mais de 500 pessoas, no Além Paraíba Tênis Clube, neste final de semana.

O prefeito Miguelzinho, complementando o comunicado da Prefeitura, fez um vídeo informal, ao lado do pagodeiro Érick Corrêa, revelando à população que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde têm encontrado muita dificuldade para lidar com a nova variante Ômicron do Coronavírus, altamente transmissível.
Em sua fala em vídeo, Miguelzinho informou que está sendo registrada, inclusive uma alta taxa de infecção entre os próprios profissionais da saúde, que estão tendo que ficar isolados.

Como noticiado pelo Jornal AGORA no início da tarde deste 21 janeiro, os casos de pessoas contaminadas de COVID, totalizaram 426 pessoas no período de 01 a 20 de janeiro.
Além do grande aumento dentro do mês, hoje, foi registrada a morte do pequeno Samuel, de apenas 8 anos, em consequência da COVID.

O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior não deu previsão de retorno dos eventos.

Segundo informações de Rodrigo Henriques, novo chefe de gabinete do prefeito Miguel Belmiro, no início da noite de hoje será publicado um novo decreto que está sendo elaborado e no qual constarão as novas medidas restritivas contra o coronavírus em Além Paraíba.
Tão logo tal decreto seja emitido, o Jornal AGORA voltará a informar aos seus leitores.
Poucos minutos antes do fechamento desta matéria, o novo decreto foi enviado diretamente para a nossa reportagem através do Wathsapp. Abaixo, segue transcrito o decreto da PMAP com as novas regras de enfrentamento à pandemia do Coronavírus:

DECRETO Nº 6.611, DE 21 DE JANEIRO DE 2022.

PROÍBE A REALIZAÇÃO DE EVENTOS COM MÚSICA AO VIVO, SOM MECÂNICO E SIMILARES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA, Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe conferem Lei Orgânica Municipal,

Considerando a Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019;

Considerando o Decreto Municipal nº 6.576, de 29 de junho de 2021, que declara Estado de Calamidade Pública em Saúde Pública no âmbito do Município em virtude da epidemia de doença infecciosa, viral, respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências, prorrogado pelo Decreto Municipal nº 6.604, de 30 de dezembro de 2021;

Considerando a atual situação epidemiológica da pandemia do Coronavírus no Município,

DECRETA:

Art. 1º - Fica, a partir desta data, proibida a realização de eventos de qualquer natureza, que contenham música ao vivo, som mecânico e similares.

Art. 2º - A proibição de que trata o Art. 1º deste Decreto, abrange eventos em espaços públicos, estabelecimento comerciais, clubes sociais, reuniões em chácaras e estabelecimentos particulares.

Art. 3º ‑ O não cumprimento das disposições deste Decreto, importará na incidência de multas previstas no Código Tributário Municipal, na interdição do estabelecimento, além das sanções penais que couberem.

Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Além Paraíba, 21 de janeiro de 2022.

Miguel Belmiro de Souza Júnior

PREFEITO MUNICIPAL

Comment

Além Paraíba voltou a viver o clima de tensão do início do ano 2021, quando a Covid-19 causou terror entre a população, com o registro de centenas de casos positivados e muitas vidas perdidas para a doença.

Hoje, 21 de janeiro de 2022, a cidade ficou chocada com a morte de uma criança, um menino de apenas 8 anos.
A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, que tem sob o seu comando a Secretaria Municipal de Saúde e, agora também, o Hospital São Salvador (sob a intervenção da PMAP), emitiu nota oficial confirmando o registro do óbito em decorrência da COVID.
O pequeno Samuel, que residia em Marinópolis, não teve tempo de ser vacinado (a vacinação das crianças no município de Além Paraíba ainda não foi iniciada. Começa na segunda-feira, dia 24 de janeiro).
O enterro do menino Samuel, cumprindo o protocolo da doença, não teve velório.

O corpo seguiu direto para o Cemitério de Angustura, onde foi enterrado.

 

PMAP EMITIU NOTA DE PESAR

Segue, abaixo, a Nota Oficial da Prefeitura Municipal de Além Paraíba a respeito do óbito.

"Lamentamos o óbito ocorrido de uma criança de 8 anos em nosso município, criança portadora de comorbidades atendida no Hospital São Salvador, onde deu entrada já em estado grave.

Durante os procedimentos realizados, conforme protocolo em razão do quadro de síndrome respiratória aguda grave, foi realizada testagem para COVID, que apresentou resultado positivo.
O caso está sendo investigado pela Vigilância em Saúde Municipal tendo sido encaminhada nova amostra ao laboratório do nível central para investigação por exames complementares.
Reforçamos as orientações e os cuidados de distanciamento social, uso de máscara, evitar aglomerações e a importância da vacinação." Assinam a nota: PMAP e Vigilância Sanitária)

EVENTOS AGENDADOS

A Prefeitura, através de sua nota, reforçou a importância com os cuidados de distanciamento social e a necessidade do uso de máscaras, pedindo também que as aglomerações sejam evitadas. Entretanto, causa enorme surpresa, diante de um quadro de 426 CASOS POSITIVADOS, apenas nos 20 dias de janeiro, que o prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior ainda mantenha a permissão para a realização de eventos festivos para este final de semana, incluindo aí shows em clube social e casas de festas.

RECORDE DE CASOS DIÁRIOS DE COVID

O município de Além Paraíba, na data de ontem, 20 de janeiro, bateu recorde de número de pessoas ativas por COVID em um único dia- em comparação a todos os 22 meses de pandemia. Esses dados são baseados no Boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o Boletim Epidemiológico, a quarta-feira, 19 de janeiro, fechou com 187 pessoas ativas com a doença, e, ontem quinta-feira, 20 de janeiro, foi o recorde de casos, com 239 pessoas ativas.
Em 22 meses de pandemia, desde o primeiro decreto do Prefeito Municipal Miguel Belmiro de Souza Júnior (em março de 2020) o dia que havia sido registrado o maior número de pessoas infectadas por COVID, foi em 03/04/2021, quando o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde registrou 132 pessoas infectadas pelo coronavírus.

É importante ressaltar, diante desses números apresentados acima, que, hoje, a população além-paraibana encontra-se, em sua grande maioria, vacinada com duas doses, e uma boa parte também com a terceira dose. Devido ao bom trabalho nesse sentido realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, felizmente os casos não têm se agravado. Duzentos e trinta e sete pessoas encontram-se em isolamento domiciliar. Outras 101 pessoas aguardam, também em casa, o resultado da testagem laboratorial.

O Hospital São Salvador vem apresentando pouquíssimas internações em decorrência da Covid. Até ontem eram três pessoas em isolamento em leito clínico (sendo uma pessoa de município vizinho). A UTI não apresenta caso de Covid.

O óbito do menino Samuel foi o 164º, depois de 107 dias sem registro de mortes por Covid em Além Paraíba.

Comment

Pouco mais de um mês após ter encerrado as atividades - por conta, da baixa taxa de contaminação de Covid-19, em Além Paraíba- a UBC, Unidade Básica da Covid-19, será reaberta.

Segundo o site da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, essa reabertura vai acontecer, na próxima quarta-feira, 19 de janeiro.

Para dar um melhor suporte à alta demanda de pacientes com síndromes gripais em Além Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu transferir os atendimentos que vinham sendo feitos na CEMEC (Praça da Bandeira) desde início de dezembro passado. A solução encontrada foi reabrir a UBC, que volta a funcionar no CEC, localizado no bairro da Saúde e que atendeu os casos de síndromes gripais durante todos os dias, desde julho de 2020 até o início de dezembro de 2021.

Com o retorno da Unidade de Covid no Bairro da Saúde, também volta para o local toda a estrutura para consultas e testes a fim de que população possa ter um atendimento ágil e de qualidade. O horário de funcionamento será, a princípio, de segunda a sexta feira de 7 às 19 horas.

A Prefeitura, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, está, desta forma, prevenindo-se ante o recrudescimento da Covid através da contaminação pela variante Ômicron, cujo pico está previsto para ocorrer no próximo mês de fevereiro, segundo os infectologistas.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, datado de 17 de janeiro, apresentou um registro de 83 pessoas confirmadas como ativas para a Covid. Devido à boa adesão da população além-paraibana às vacinas, os casos confirmados têm aoresentado sintomas brandos. Das 83 pessoas infectadas, 80 estão isolamento em suas próprias casas. Apenas três pessoas estão internadas em leito clínico do Hospital São Salvador.

Além dos 83 casos ativos de Covid, existem mais 123 pessoas suspeitas de terem contraído a doença. Essas pessoas seguem em isolamento domiciliar e aguardam resultados de testes laboratoriais.

(Da redação do Jornal Agora, com informações do site da PMAP)

O horário de funcionamento será, a princípio, de segunda a sexta feira de 7 às 19 horas.

Comment

O prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, "Miguelzinho", definiu na data de ontem, 17 de janeiro, que não haverá carnaval em Além Paraíba para este ano de 2022, por conta do aumento significativo de casos da covid-19 no município.

Segundo o site oficial da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, o prefeito ouviu a opinião da médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Dra. Margareth Dalcolmo. A cientista afirmou que a curva de casos de COVID-19 pela variante Ômicron está em ascendência e que "o pico de contaminações está previsto para o mês de fevereiro".

A pesquisadora da Fiocruz, ainda segundo o site da Prefeitura, opinou que "é totalmente desaconselhável a realização de eventos carnavalescos de qualquer natureza pela aglomeração que naturalmente ocorreria".

O repórter Thiago Filgueiras, do Jornal AGORA fez contato na tarde da última segunda-feira, 17, com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Pablo Teófilo, e este confirmou o cancelamento dos eventos de rua, como os blocos já tradicionais. Porém, a respeito de eventos em locais como clubes, bares e casas noturnas não há proibição, apenas restrição. Segundo o Secretário, os eventos fechados que vierem a acontecer estarão de acordo com Decreto Municipal vigente (que determina restrição apenas com relação ao número de pessoas, de acordo com a capacidade total de cada espaço). Pablo porém destacou que o atual decreto pode ser alterado a qualquer momento, se o prefeito Miguel Belmiro Júnior entender que a situação da pandemia de Covid tenha se agravado.

Comment

Na tarde do dia 14 de dezembro passado, no Salão do Júri Desembargador Isalino Romualdo da Silva Lisboa, nas dependências do Fórum Nelson Hungria (Praça Cel Breves, em São José), aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa - a maior honraria do Poder Judiciário mineiro.

A Comenda é entregue, bienalmente, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, às pessoas que tenham prestado ou prestam relevantes serviços à Justiça.

O Juiz Dr. Marco Aurélio de Souza faz entrega da Medalha Hélio Costa à Dra. Adelise.O Juiz Dr. Marco Aurélio de Souza faz entrega da Medalha Hélio Costa à Dra. Adelise.

Dra Adelise posa ao lado da Promotora de Justiça Dra Adriana Carvalho Pereira e da Defensora Pública, Dra Marta Xavier de Lima Gouveia.Dra Adelise posa ao lado da Promotora de Justiça Dra Adriana Carvalho Pereira e da Defensora Pública, Dra Marta Xavier de Lima Gouveia.

A agraciada com a Medalha Hélio Costa deste ano, na Comarca de Além Paraíba, foi a médica ginecologista , obstetra e pós-graduada em Perícias Médicas, Dra. Adelise Ferreira Braz de Castro.

Médica formada há 38 anos, casada com Lauro Castro, a Dra Adelise Braz é uma apaixonada pela medicina, tendo, como influência e grande exemplo, o seu pai, Dr. Carlos de Araújo Braz, conceituado médico do município de Carmo (RJ).

Em seu discurso na ocasião da outorga da Medalha Hélio Costa, a Dra. Adelise agradeceu a confiança do poder Judiciário local ao lhe convidar para participar nas perícias judiciais.

A servidora Simone Oliveira Balbino recebe o certificado de "Servidora do Ano de 2021" das mãos do Juiz Dr. Marco Aurélio.

Simone de Oliveira Balbino posa ao lado da servidora e Gerente de Contadoria Jussara Barbosa Paiva.

Na mesma ocasião, o Fórum Nelson Hungria, como tradicionalmente faz todos os anos, também prestou homenagem a um de seus funcionários de destaque. Desta vez, para o ano de 2021, a homenagem como "Funcionária do ano" foi feita à servidora Simone de Oliveira Balbino. Simone é Servidora terceirizada do TJMG, há 16 anos. Muito emocionada, ela agradeceu a todos do judiciário pela lembrança e escolha de seu nome. Simone é além-paraibana, mãe de três filhos e avó de Luiza.

A cerimônia de homenagem à Dra Adelise Braz e à fincionária destaque, Simone Balbino, foi presidida pelo juiz Dr. Marco Aurélio Souza Soares, do Juizado Especial. Ele atuou em substituição ao Juiz da Comarca de Além Paraíba e diretor do Foro, Dr. Diego Teixeira Martinez, que não pôde comparecer por problemas de saúde.    

(Da redação do Jornal AGORA, com informações de Sônia Carvalho / Fotos: Alessandra da Cunha Oliveira)

Dra Adelise Braz e Simone Balbino foram homenageadas pelo Poder Judiciário de Além Paraíba.Dra Adelise Braz e Simone Balbino foram homenageadas pelo Poder Judiciário de Além Paraíba.

Comment

A nutricionista Vanessa Cruz, sempre visando à saúde e a boa forma de seus pacientes, a partir deste mês de janeiro de 2022, passou a atender também em Sapucaia e Anta, na Clínica Sorriso Campeão.

"Apaixonada por uma alimentação saudável com leveza e sem radicalismos." Essa é a visão que a nutricionista além-paraibana tem para si e que sempre leva para o seu trabalho.

O trabalho da nutricionista Vanessa Cruz é voltado a auxiliar os pacientes a encontrarem o seu caminho único de evolução, que não apenas traga resultados físicos, como também permita trazer alegria em comer bem.

Vanessa, além de atender na Clínica Sorriso Campeão, em Sapucaia e Anta, continua com seu consultório na Clínica Pop Paraíso, em Além Paraíba, e, também atende em HOME CARE, com visitas domiciliares, quando fica difícil para as pessoas irem ao consultório.

A outra novidade para 2022, na vida da nutricionista Vanessa Cruz é o retorno aos seus cardápios da Bem Nutrir – Saúde ao Seu Alcance . A Bem Nutrir é uma empresa de refeições fit. Com o retorno das atividades, funcionará de forma delivery, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar que a empresa Bem Nutrir foi premiada pela ACEAP, como destaque empresarial.

Todos os cardápios são devidamente adequados com a supervisão da nutricionista Vanessa Cruz.

Em todos os dois tipos de atendimentos, o objetivo de Vanessa é o mesmo: planejar, orientar e acompanhar, desde pacientes com deficiências nutricionais aos que desejam ou necessitem de reeducação alimentar, até gestantes, obesos e/ou ex-obesos; pacientes com transtorno alimentar; vegetarianos; pacientes em período pré ou pós-operatório de cirurgia bariátrica; com síndrome intestinal; hipertensão; entre outras patologias.

Para mais informações sobre os cardápios da Bem Nutrir, é só ligar: (32) 98539-0106 - (32) 98852-4533

Da prescrição de dietas ao acompanhamento das refeições: conheça o trabalho da nutricionista Vanessa CruzDa prescrição de dietas ao acompanhamento das refeições: conheça o trabalho da nutricionista Vanessa Cruz

Comment

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na última-feira, que já está dando início para o cadastramento de crianças com idade de 05 a 11 anos para Vacinação contra a Covid-19.

O cadastramento deverá ser feito da seguinte forma:

Crianças que moram em ÁREA de ESF: o cadastro e/ou atualização do cadastro deverá ser feita nas seguintes unidades:

ESF Angustura; ESF Goiabal; ESF Parada Breves; ESF Alice Fernandes;

ESF Caxias; ESF Jardim Paraíso e ESF Jaqueira.

Crianças que moram em BAIRROS FORA DE ÁREA ESF (parte da Praça da Bandeira; Vila Laroca; Morro São Sebastião; Banqueta; Terreirão; Ilha do Lazareto; Porto Novo; Porto Velho e Aterrado): o cadastro deve ser realizado pelo ZAP (32) 98871-8028.

Documentos necessários para a realização do cadastro:

️ Cartão SUS da criança, que deve ser de Além Paraíba;

️ Comprovante de residência dos pais;

️ CPF do pai/mãe.

Caso o cartão SUS da criança ou dos pais não seja de Além Paraíba, o mesmo precisa ser atualizado na Secretaria de Saúde.

Dúvidas: 98871-8028 ou 3462-6800

08314ed60a2cc0b9724541ae93cc0151.jpg08314ed60a2cc0b9724541ae93cc0151.jpg

Comment

As intensas chuvas ocorridas na cidade na semana passada danificaram a ponte que existe na Ilha do Lazareto na altura da oficina do Magnata.

A Secretaria Municipal de Obras deu prioridade no reparo da mesma já que o local é um importante corredor de trânsito e se encontrava interditado. Neste dia 18, de janeiro, o reparo foi concluído. A erosão causada pela força da água foi solucionada com a colocação e compactação de terra.

O trânsito já está liberado na ponte e amanhã, 19 de janeiro, o trecho que foi danificado receberá asfaltamento concluindo totalmente o conserto.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba – MG)

Comment

Com a baixa no volume do rio Limoeiro, na altura da Ilha do Lazareto, a Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria de Obras e Serviços iniciou nesta manhã, 17 de janeiro, os serviços de reparo na ponte que liga a Praça da Bandeira à Ilha do Lazareto, proximidades da Oficina do Magnata.

Aberta a frente de serviço foi identificado que o problema estava vinculado a uma infiltração que deslocou a base de terra da pavimentação.

Nenhum dano estrutural na ponte ou nos tubulões foi encontrado. Está sendo implementado um dreno na ponte, para que em caso de passagem de água próxima a base, a mesma seja escoada de forma segura para o rio Limoeiro.

(Fonte: Facebook PMAP)

 

 obrasponte.jpgobrasponte.jpg

Comment

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria de Saúde informa a todos que a Carreta da Fundação Cristiano Varella já se encontra em Além Paraíba, na Praça de São José, realizando exames de prevenção ao câncer entre os dias 17 a 21 de Janeiro.

Um Trabalho que está sendo feito pela Fundação Cristiano Varela (Hospital do Câncer de Muriaé) em parceria com a Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Secretaria Municipal de Saúde.

A carreta realizará exames preventivos do câncer de colo de útero e mamografias para a mulher e exames de PSA, um dos marcadores de câncer de próstata.

O FUNCIONAMENTO SERÁ:

Exame de PSA:

Serão realizados de terça a sexta feira porém agendados nas Unidades de Saúde

Exame de Mamografia

Serão realizadas 25 pela manhã e 25 a tarde todos os dias. Precisam ser agendadas nas Unidades de Saúde

Exame de Preventivo:

Serão realizados 20 pela manhã e 20 a tarde, todos os dias. Com agendamento nas Unidades de Saúde

Obs: Devido ao horário de chegada da Carreta na Segunda feira só terá atendimento a tarde e Sexta feira só pela manhã devido ao horário de partida da Carreta

Importante levar xerox de documentos no dia do exame conforme orientação no ato do agendamento.

(Fonte: Facebook PMAP)

Modelo-Figurinha-Saúde-Carreta-Cristiano-Varella.jpgModelo-Figurinha-Saúde-Carreta-Cristiano-Varella.jpg

Comment

Página 1 de 269